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Cartas de Gratidão – Case
- Governo do Paraná

Nosso contexto econômico e político traz um cenário bastante crítico para as instituições públicas. A visão em relação aos serviços públicos em geral é negativa por boa parte da sociedade. A Polícia Militar tinha um agravante: Quando atuava, era muitas vezes criticada, e qualquer evento de violência, como assaltos e roubos, era também culpabilizada- já que em tais situações já se associava um acontecimento ruim ao não acompanhamento da Polícia.

Para resgatar o orgulho, a moral e a motivação da instituição, a Secretária de Estado de Comunicação Social decidiu celebrar os 102 anos da Polícia Militar no Paraná de modo a minimizar essa percepção internamente e valorizar os profissionais sérios e comprometidos que representam a PM. Inicialmente, a campanha surgiu como uma demanda de endomarketing para valorizar a Polícia Militar. O objetivo era justamente reverter a visão já inserida na sociedade. Era preciso mostrar que sim, os Policias Militares fazem a diferença, e sempre querem entregar o melhor para sociedade. E mais que tudo que o trabalho deles faz toda a diferença e pode salvar vidas, ou ainda, servir de exemplo para outros.

Durante a execução do trabalho, enxergamos o potencial de expandir a mensagem para além do público interno – podendo atingir diretamente a sociedade para mudar essa percepção negativa de profissionais que, muitas vezes, entregam sua vida ao ofício. O sentimento que escolhemos para permear toda nossa comunicação foi a gratidão. A gratidão à dedicação e aos feitos da PM ao longo desses 102 anos, que arrisca a própria vida, todos os dias, em prol do cidadão. Nosso foco era resgatar a essência heróica da polícia militar. A estratégia foi tocar no sentimento de quem veria a campanha, por isso trabalhamos com a verdade.  Nada mais tocante do que você ver histórias reais de trabalhos realizados pela Polícia e que foram cumpridos com extrema dedicação – salvando vidas ou inspirando pessoas.  Tínhamos histórias reais reunidas pela própria PM Paraná, selecionamos as melhores, de acordo com o objetivo, e transformamos elas em uma nova história, com final feliz.

Os resultados foram rápidos e de grandes números. Em poucos dias, os vídeos tiveram mais de 600.000 visualizações, nas mídias sociais, muitas de maneira orgânica. O vídeo foi compartilhado por diversas corporações ao redor do Brasil, como o prestigiado BOPE do Rio de Janeiro. Antes da campanha, a grande maioria dos comentários relacionados à PM nas redes sociais eram negativos e de hostilização. Após a campanha, foram inúmeros elogios e agradecimentos aos profissionais. Todos espontâneos.

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