Anjuss

Mais que design de marca, design de negócio.

A Anjuss é uma tradicional marca de streetwear paranaense. Ao longo dos 20 anos de história, construiu sua essência pautada nos movimentos e na moda da rua. Isso fez com que as lojas tivessem bons resultados em venda, mas pouca consistência enquanto marca. Por vezes, carregou estigmas de expressões culturais que saíram de moda. Em outras, passou a ser falsificada e, pela variedade de estampas e grafismos, chegou a ser difícil diferenciar o original do falsificado. Com o objetivo de crescer enquanto negócio, um grande desafio da Anjuss era perder o estigma de adolescente e se consolidar enquanto marca.

Ao entendermos mais a fundo o mercado, as oportunidades, as frentes de público e o negócio da Anjuss, traçamos 3 objetivos principais a serem conquistados por meio da comunicação:

Ampliar o público: Expandir os perfis e o volume de pessoas que conhece e entende que a Anjuss pode atender suas necessidades de consumo de moda/vestuário.

Gerar valor: Aumentar o capital social da marca e a percepção de valor da Anjuss para o mercado e para o público.

Romper as barreiras das lojas:  Conseguir expor a essência e atributos da marca para fora das paredes das lojas. Consolidar-se com o status de marca e não de loja, como acontecia até então, reduzindo as distâncias e limitações geográficas.

Antes de atender a Anjuss, fomos entender o seu mercado, DNA, fatias de público e concorrência, aplicando nossa metodologia de sondagem e estratégia criativa própria: o Brand Punch. Essa imersão, nos trouxe conclusões que pautaram nossa estratégia de modo bastante definitivo. A principal foi a necessidade de tornar a Anjuss uma marca e não uma rede de lojas.

A primeira iniciativa para tanto foi usar uma suposta fraqueza a nosso favor: A variação de estilo baseada no ritmo e nos movimentos da rua não precisam refletir falta de personalidade ou estilo, pelo contrario, ela é nossa marca principal. Foi assim que nasceu o conceito “Instinto Urbano” – que passou a assinar nossa comunicação. Esse posicionamento ainda incluiu um redesign de marca: mais moderna, simples e contemporânea. Além de agregar valor e permitir novos formatos de etiqueta, a marca trouxe mais possibilidades de aplicação. Assim, dificultamos a falsificação e aumentamos a exclusividade da marca Anjuss.

Reformulamos a marca, mas também o negócio. Criamos duas novas vertentes de marca: Anjuss Casual, para o público adulto, com opções básicas. E a Uss Co.Lab, opções premium assinadas por artistas locais ligados aos movimentos street para ampliar o aspiracional da marca, como as grandes grifes internacionais – dessa maneira expandimos o nosso público-alvo para além dos consumidores atuais.

Cliente:

Anjuss


Ano:

2017

15%

de aumento de vendas.

+2

novas marcas.

+3

novas lojas.