Gold Friday Big Ben

Como uma rede de joalherias aumentou as vendas em plena crise?

A Big Ben, tradicional rede de joalherias com 18 lojas em 5 cidades do sul do país, sentiu diretamente o impacto do momento econômico do país, não só nas vendas, mas também na queda do fluxo de suas lojas. O motivo é bastante natural: Em um momento como esse, o consumidor acaba se retraindo e economizando. Jóias e relógios, core business do nosso cliente, além de representarem uma compra de alto valor, são considerados itens supérfluos ou mesmo luxos que, normalmente, costumam estar no topo dos gastos a serem cortados.

Nosso problema estava, portanto, em criar meios de aumentar o fluxo e a conversão de vendas nas lojas Big Ben, mesmo em meio à crise econômica. Não havia uma demanda ou brief específico para a finalidade, mas era uma necessidade que estava latente para toda equipe da Tif Comunicação.

Ao analisar relatórios de vendas, percebemos aumento desses indicadores de fluxo e vendas são sentidos de forma bastante expressiva nas datas do calendário de varejo, como é o caso do dia das mães e do dia dos namorados. As datas com históricos de maior conversão em vendas, no entanto, estão  concentradas no primeiro semestre do ano e não haviam sido o suficiente para atingir a meta prevista. Foi então que a Tif percebeu a necessidade de criar mais situações e motivações de venda no calendário da rede de joalherias.

A estratégia da Tif foi criar um novo evento de venda no calendário da rede e construir relevância a ele. Ou seja, criamos uma data própria para a Big Ben, que concentra o esforço de vendas em um único dia, replicável a todos os meses em que houvesse necessidade e/ou oportunidade. Foi assim que nasceu a Gold Friday. A proposta é bastante simples, porém de grande potencial: Toda primeira sexta-feira do mês – momento mais propício a compras de oportunidade, por coincidir com o recebimento dos salários e quando a meta poderia ser antecipada para dar fôlego ao restante do mês, as lojas são vestidas de maneira atraente e peças em ouro, nas quais o cliente tem maior margem de negociação, são vendidas com descontos significativos.

Cliente:

Big Ben


Ano:

2017

108%

de aumento de vendas de jóias e relógios.

Criação de uma nova data de varejo.