Levanta a cabeça, você pode mais

Mais que uma campanha, um movimento de sororidade e autoestima.

A violência contra a mulher é um problema real. Duas em cada três mulheres já sofreram violências nos relacionamentos. Precisávamos alertar as mulheres paranaenses, adultas e adolescentes, sobre diversos tipos de violências físicas, sexuais e psicológicas, inclusive as “invisíveis”, aquelas que não são condenáveis imediatamente, mas que geram polêmicas e dividem opinões por tratarem-se da forma como as pessoas se relacionam. Tivemos o desafio de criar uma campanha que exigisse reflexão e empatia, sobre uma temática ampla e delicada, para não ter efeito reverso. Sem culpabilizar as vítimas, nem minimizar os problemas.

Antes da agressão física se consumar, existe uma série de sinais de violências mais sutis e indícios comportamentais do risco da violência física. Por isso, a nossa estratégia foi criar uma campanha de prevenção, não de denúncia. Analisando dados de diversas pesquisas e depoimentos de mulheres que já sofreram em relacionamentos abusivos, entendemos que era mais importante indicar os sinais da violência para as mulheres se prevenirem do que apenas evidenciar os caminhos para a denúncia. 

Mais que uma campanha, começamos um movimento de sororidade, orgulho e encorajamento feminino. A ideia foi elevar a autoestima da mulher em prol da sua liberdade, para alertar, conscientizar e acolher as mulheres sem culpabilizá-las pela violência que sofrem/podem sofrer. 

Trabalhamos a campanha em duas etapas.

1 – Mulheres Adultas: Campanha de lançamento do movimento com mídia de massa on e offline.

2 – Garotas Adolescentes: Ação especial com Influenciadoras digitais. Criamos um jogo de Escape Room sobre a violência contra a mulher adolescente e convidamos 4 youtubers, com canais de alta relevância para o público, para jogar e falar da experiência. Depois, cada uma levou o assunto para o seu público com vídeos próprios em seus canais.

Cliente:

Governo do Estado do Paraná - Secretaria da Família.


Ano:

2017 e 2018

+6,7

milhões de views.

48%

de visualização completa do vídeo.

Alto nível de interação

e engajamento.