Show na Faixa

Música e tecnologia a favor da vida no trânsito.

Atravessar fora da faixa de pedestre é apontado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) como uma das principais causas de acidentes fatais no trânsito. Nos últimos dois anos, o número de óbitos em atropelamentos apresentou um pequeno aumento, de 3,13%, no Paraná. Ao todo, só no ano passado, foram 4.687 atropelamentos registrados no Estado, com 4.953 feridos. O desafio era mostrar às pessoas a importância de atravessar na faixa de pedestres e o risco que significava ignorá-la.

Por meio de pesquisas, entendemos que boa parte das pessoas que atravessavam fora da faixa de pedestres é porque nem sequer olhavam para a faixa. Seja na pressa ou na distração, as pessoas costumam ignorar a faixa de pedestres. Nosso objetivo era, portanto, fazer com que as pessoas de fato olhassem para a faixa de pedestres. Tínhamos como um segundo objetivo conscientizar e construir uma mensagem realmente forte em torno da pressa e da desatenção que provocam acidentes, muitas vezes fatais. O grande desafio era explorar de maneira diferente, inovadora e de impacto, um assunto abordado repetidas vezes.

Nossa estratégia foi buscar elementos que tornassem a faixa de pedestres atrativa e uma maneira inovadora de passar uma mensagem forte o suficiente para mudar o comportamento das pessoas, principalmente dos jovens.

Para isso, entendemos que mais que uma campanha publicitária, precisávamos uma plataforma de comunicação eficiente. E por que não formatar essa plataforma por meio da música, do pop, do entretenimento e da tecnologia, que já tem forte conexão com esse público? Foi assim que inovamos e criamos uma música e não um jingle, como normalmente acontece. Uma música com uma mensagem forte e atitude. E que poderia ser lançada em um show. Na faixa. No sentido de gratuito e de acontecer realmente na faixa de pedestres. Para isso, inovamos e criamos o primeiro show holográfico sem palco, em espaço público, para a gravação de um clipe e comercial que contasse com a participação da população. Ou seja, toda nossa campanha foi uma plataforma de música pop e não propaganda.

Para que a mensagem tivesse ainda mais impacto e engajamento e para que as pessoas quisessem mesmo ouvir, curtir e compartilhar a música, escolhemos a Karol Conká que era um dos 3 principais ícones pop do momento e é paranaense para gravar a música, o clipe e sua equipe (os DJs Tropkillaz) para produzir uma batida que estivesse realmente conectada com o jovem. Não era apenas propaganda, mas conteúdo. Mais que um atalho para o engajamento, conseguimos realmente nos apropriar do pop e da tecnologia a favor da vida e da consciência.

Trabalhamos o clipe de diversas formas no on e no offline em uma campanha integrada com diferentes formatos que variavam de 15” a 120” conforme o meio. Também colocamos as mensagens em flyers e mobiliários urbanos com realidade virtual acionada via plataforma musical do Shazam. Nesse caso, o refrão poderia ser assistido em realidade aumentada em qualquer lugar onde a pessoa apontasse o celular – o que, literalmente, aproximou a mensagem de um público jovem e early adopter de maneira bastante impactante.

Cliente:

Detran PR e Governo do Estado do Paraná


Ano:

2017

15%

de queda nos números de atropelamentos no Paraná.

24%

de redução no número de feridos.

22

formatos diferentes de filmes.