Fomento Paraná

Faz nossa gente seguir em frente

Como a Fomento Paraná registrou aumento de 88% nas solicitações de crédito.

A Fomento Paraná é uma instituição voltada para financiar pequenas e médias empresas e pequenos empreendedores. Ela tem um modelo de negócios pautado na confiabilidade da sua marca e um forte propósito de literalmente fomentar o desenvolvimento no estado.

Mas, em 2020, tudo foi diferente no mercado. Então, por ser um ano atípico, a Fomento decidiu que era hora de fortalecer a sua marca para poder alcançar mais pessoas em um momento em que a economia precisava de uma instituição como ela.

Assim, a Tif foi chamada para construir um posicionamento de marca e, com isso, fortalecer o compromisso entre os empreendedores e a Fomento. Confira a seguir.

Por meio da filosofia Beats & Bytes, a Tif definiu uma identidade para conectar a marca a quem quisesse empreender no Paraná. Mas, para isso, foi necessário entender quais mudanças seriam incorporadas. Só a partir daí é que pudemos definir os públicos e desenvolver estratégias de comunicação específicas.

Na prática, descobrimos que o foco deveria ser em clusterizar com base no perfil as principais linhas de crédito da Fomento: Microcrédito, Banco da Mulher e Banco do Empreendedor. Depois foram criadas buyer personas para cada uma delas e, por meio de extensivas pesquisas com listening web, SAC 3.0 e Google Analytics, conseguimos entender o que seria relevante como marca e negócio.

Assim, o projeto de Branding foi o que guiou a construção de uma marca forte. Ou seja, ele fez emergir o propósito da Fomento e criou uma comunicação que vai além do produto, gerando credibilidade com o público. Desse modo, foi definida a brand persona para engajamento. Ela se aproxima dos valores da marca e entende melhor a oferta específica por cluster, criando percepção de valor por cada persona.

O objetivo da Fomento era o de se mostrar parceira do empresário paranaense. Portanto, para alcançar o propósito de ser um instrumento financeiro facilitador e promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado, nasceu o conceito: Faz a Nossa Gente Seguir em Frente.

Em estudo realizado pelo Sebrae, 62% dos negócios haviam interrompido temporariamente suas atividades nos primeiros meses de pandemia. Além disso, seis em cada dez donos de pequenos negócios que buscaram crédito no sistema financeiro nesse período tiveram o pedido negado.

Assim, era mais do que necessário esse reposicionamento da Fomento. A parceria com a Tif deu resultado logo nos primeiros meses. Com as estratégias para redes sociais, o Facebook e o Instagram tiveram crescimento em todas as métricas, inclusive 677% no número de impressões do primeiro e mais de 33% em interações no segundo.

Além disso, a campanha de Google Ads teve CTR de mais de 25%. O site recebeu cerca de 37 mil visitas logo no primeiro mês da nova estratégia de marca. Mas, o melhor ainda estava por vir. Em setembro, a Fomento registrou um aumento de mais de 88% de solicitações no volume financeiro das linhas de crédito, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Banco do Empreendedor, por exemplo, teve um aumento de 276%. Já o Banco da Mulher e o Microcrédito também cresceram, 144% e 249%, respectivamente. Ou seja, isso mostra que agora a instituição está mais visível para os pequenos e médios empresários, e as linhas de crédito estão mais certeiras por conta da segmentação e estratégias personalizadas.

Cliente:

Fomento Paraná


Ano:

2020