Paraná Inteligência Artificial - PIÁ

Como a Tif ajudou o Governo do Estado a lançar a primeira IA voltada para a prestação de serviços para a população

Praticamente todas as pessoas já passaram maus bocados quando precisaram de algum serviço do estado por não saber onde procurar. Foi pensando nisso que o Governo do Estado criou o PIÁ – Paraná Inteligência Artificial.

Quem é de fora, no entanto, talvez não saiba que piá quer dizer menino, então a ideia foi trazer as pessoas para mais perto dos serviços tão necessários. Esse “menino” foi lançado em junho de 2019 e é a primeira IA voltada para o segmento no país. Ao todo são mais de 350 serviços do Governo do Estado em um só lugar, seja no navegador ou no app.

A Tif fez um trabalho completo com o PIÁ: desde a criação da marca e identidade visual, até o layout do site e a campanha de lançamento da plataforma. Além disso, tudo foi pensado nos mínimos detalhes para facilitar o entendimento e melhorar a usabilidade.

A Inteligência Artificial tem esse nome porque literalmente aprende com as próprias buscas. Ou seja, o PIÁ fica cada vez mais certeiro nas dicas e orientações conforme as pessoas vão se cadastrando e utilizando sua plataforma. Portanto, essa interface teve de ser amigável para vários tipos de dispositivos e pessoas de todas as idades.

Assim, tanto a sua vó pode pesquisar sobre isenção de tarifa para idosos quanto seu irmãozinho saber mais sobre a carteira de trabalho. Legal, né?

A aceitação da plataforma foi imediata. Ao longo de 2019, o PIÁ contabilizou 4,8 milhões de acessos e mais de 277 mil usuários cadastrados. Além disso, em 2020, a IA se mostrou ainda mais necessária por conta da pandemia. Como as pessoas ficaram mais em casa, a internet e o PIÁ tornaram-se ferramentas indispensáveis para o exercício da cidadania.

Atualmente, a adesão só aumenta. Ao todo são 4753 serviços ofertados. Desses, 4124 são federais, 596 estaduais e 23 municipais, já que o sistema integra também os municípios. E o melhor de tudo: por ser inteligente, está sempre crescendo e recebendo melhorias com a participação direta da população.

 

Números contador: 

+ de 4,8 milhões de acessos em 2019.

277 mil cidadãos cadastrados.

Cliente:

Governo do Estado do Paraná


Ano:

2020