Audience Center

Audience Center: construção de ferramenta de controle e otimizações para campanhas de performance do Governo do Paraná

O Governo do Paraná é um dos maiores investidores em comunicação do estado. Esse investimento tem como objetivo a comunicação social e a prestação de contas. Atualmente, é atendido por cinco agências de publicidade e sua estratégia digital é definida por vários times de mídia, com métodos e modelos diferentes.

Assim, surgiu a necessidade de agregar essas informações e aprendizados em um lugar só. Além disso, com o crescimento acelerado do investimento em digital, a Secretaria de Comunicação e Cultura (SECC) precisou aprimorar os resultados, ter mais controle, eficiência e transparência nos processos.

Foi aí que a Tif entrou em cena. Para resolver o desafio, foi criado o Audience Center. Ele é um grande projeto que abrange o planejamento, o processo e o controle de todas as ações que fazem parte da jornada de uma campanha de mídia. Ou seja, as informações de todas as agências são agregadas em um só lugar.

 

Entretanto, havia o obstáculo da logística e estratégia para um projeto desse tamanho vingar. A Tif então elaborou um guia das melhores práticas de mídia online, definindo os elementos a serem considerados em uma campanha de sucesso, como taxas de performance médias, taxas mínimas de visibilidade, CTR e vCPM. Assim, o padrão de qualidade estava estabelecido.

Em seguida, o modelo de abordagem do digital foi compartilhado com todos os atores do processo. Assim, a SECC, as secretarias, autarquias e agências sabem exatamente qual seu papel no meio.

O insight que o Audience Center trouxe foi tão grande que agora todas as campanhas usam um mesmo modelo de taxonomia, trazendo mais eficiência. Além disso, todas são tagueadas e visualizadas em um único dashboard, no qual é possível ter uma visão macro dos investimentos, canais, veículos e presença ao longo do tempo.

Tudo isso foi pensado para manter a crença na importância da comunicação, otimizar os investimentos e organizar as campanhas de modo a “falar uma só língua” em todas as frentes. Com isso, a SECC conseguiu gerir os mais de 20 clientes internos com processos facilitados e performance acelerada.

Assim, a mídia digital passa a ser gerida com base em dados e foco no desempenho. Isso vai ao encontro da tendência nacional do crescimento do digital. No Brasil, o online representa 25% do investimento e gera cerca de 16 bilhões de reais. Além disso, o Paraná é o quarto estado mais conectado em um dos países com mais tempo de conexão, 80% dela sendo pelo celular. Portanto, é imprescindível que os canais oficiais tenham uma grande presença nesse meio.

Conforme o uso, a plataforma vai fornecer uma visão geral completa da mídia online, tornando possível acompanhar a sobreposição de campanhas e audiências, verificar a entrega dos veículos, comparar valores de compra de diversos fornecedores, melhorar as taxas a serem alcançadas e muito mais.

Cliente:

Governo do Estado do Paraná


Ano:

2020